mercredi 17 janvier 2018

A hora de Verão




Rafaella é violoncelista. Alfredo é um pianista virtuoso. Ela diz-se a mulher mais feliz da Terra quando ele a acorda, todas as manhãs, ao som de Brahms ou Mozart ou Chopin.

Nem sempre as suas vidas estiveram unidas. Alfredo apaixonou-se perdidamente por Rafaella , ao ponto de deixar mulher e filho. Na altura, era seu professor de piano e tiveram um caso tórrido, mas Rafaella tinha apenas vinte anos. Era uma jovem bela e ambiciosa pouco interessada em entregar-se de corpo e alma a um homem mais velho e tão pressurosamente desesperado. As suas vidas seguiram o seu rumo.

Ela casou com um homem insignificante, foi inexpressivamente infeliz e descasou uns anos mais tarde. Ele casou uma segunda vez e separou-se novamente, anos depois. Quando Rafaella o deixara, trinta anos antes, ele quase morrera, vítima de enfarte. O rumo da existência porém é tortuoso e manhoso.

Numa bela manhã de verão, numa altura da vida de Rafaella em que esta se sentia particularmente só, ouviu na rádio uma soberba sonata tocada por Alfredo e teve um desejo irracional de o rever. Estranhamente, Alfredo estava para casar uma terceira vez. Mas em vez de casar com a sua então namorada, casou com Rafaella. Vivem, actualmente, em Veneza, num apartamento virado para o Duomo há mais de vinte e cinco anos. Ela é hoje ainda uma bela mulher cheia de vivacidade e ele, um octogenário, com muito vigor e brilho. São felizes.

Aucun commentaire: