mercredi 1 mars 2017

Micro-conto

A ULTIMA PARAGEM


Quase 21h00. Já é tarde e chove. O cansaço do dia adensa-se. Algo chocalha dentro de mim. Uma peça solta que teima em emperrar a engrenagem automatizada da máquina humana em que me tornei. Atravesso o aeroporto a correr. A minha única determinação é apanhar o autocarro 21 das 21h00. Lá está ele em PAUSE. Parte dentro de 4 minutos. Mal entro, vejo o Miguel sentado à janela. "Bonjour Monsieur!". Um sorriso. Que bom cruzar-se com amigos sem marcar encontros. O Acaso sempre melhora a minha disposição! Consegue-se falar do que é importante num trajecto de 21 minutos ou lá perto. O Miguel sai em Diamant para apanhar o tram e eu vou até à última paragem. O senhor sentado à minha frente, vira-se, com ar inquieto, para mim e pergunta: "Brussels Center?"... Já há algumas paragens que é Brussels Center! "Where are you going Mr?"... O senhor repete: "Brussels Center?!" com ar preocupado e mostra-me o bilhete do autocarro. Sinto-me impotente. Pergunto ainda : "What place are you staying? Place? Adress? " O homem reage a esta última palavra. "Hotel de France". E eu a pensar onde raio ficará esse hotel? E como pode alguém achar que o autocarro 21 o vai depositar à porta do mesmo?! Ainda insisto e peço-lhe o endereço do hotel. Se tem uma reserva. Algo escrito. O senhor encolhe os ombros. Não percebe uma palavra do que lhe digo. Ao sair na última paragem chove a cântaros. O homem nem guarda-chuva tem. Aponto para os táxis. E digo "Táxis! Ask adress Hotel de France!" O senhor faz-me ok com o polegar. Sigo o meu caminho a pensar na fragilidade da condição humana e sinto um outro tipo de aperto no coração!..

Aucun commentaire: